Voltar

Música - Licenciatura

Home
valor da mensalidade

Clique aqui para consultar * O valor da mensalidade sofrerá alteração dependendo do período de entrada do candidato.


carga horária

2.800 horas


duração do curso

3 anos


período

O Claretiano colocou o tempo a seu favor, são diversas formas de presencialidade, você escolhe o curso e a melhor forma de acompanhá-lo, de acordo com a sua necessidade:

1 encontro por mês, aos sábados das 8h às 17h, ou das 13h às 18h.
1 encontro por mês, às terças-feiras das 19h às 23h.
* mais detalhes sobre os tipos de presencialidade, clique no infográfico, logo abaixo. 

Os polos de Barretos, Palmas, Porto Velho e São José do Rio Preto, não possuem a opção de encontros às terças-feiras.
O agendamento do período de atividades aos sábados, uma vez por mês, fica a critério do calendário institucional, decidido pelo Claretiano.


Coordenador do curso

Profa. Esp. Marialba Matos de Castro

Atendimento

vídeo do coordenador

clique aqui para assistir

APRESENTAÇÃO

Situação Legal: Autorizado pela Resolução CONSUP/CEUCLAR nº 05, de 28/08/2013.

O curso de graduação em Música – licenciatura tem como objetivo a formação de professores de música, aptos para a reflexão e a investigação da verdade pelo ensino e difusão da cultura musical. O aluno do curso terá a possibilidade de se habilitar nas dimensões pedagógicas, artísticas e tecnológicas para atuar em atividades da Educação Musical como educador musical, crítico musical, oficinas culturais ou ainda qualquer outro trabalho que utilize a Música como ferramenta para o desenvolvimento do potencial humano.
Atenção: os alunos deverão ter seu material próprio para a realização de atividades específicas.

SOBRE O VESTIBULAR DO CURSO DE MÚSICA – LICENCIATURA
O candidato ao curso de Música – licenciatura, além da prova de redação do vestibular, obrigatoriamente precisa realizar uma prova de aptidão musical, esta prova é realizada junto à prova de vestibular e tem o objetivo de avaliar a capacidade perceptiva do candidato, ressalta-se que não há necessidade de conhecimentos teóricos específicos de música.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O curso graduação em Música – licenciatura propõe-se a formação integral do profissional de Educação em Música, tendo como eixo principal a docência, e também as noções específicas e fundamentais para os processos artísticos e performáticos, bem como, competência para pesquisa em música, atuação em conjuntos e grupos musicais.O curso prioriza sete frentes de performance, são elas: canto, percussão, flauta doce, instrumentos de teclado, violão e regência coral. Além disso, sólida formação em percepção e teoria musical, história da música, estética e crítica cultural musical. Para isso o curso conta com professores mestres e doutores com experiência no ensino de música, além de tutor presencial para atendimento no polo.

CAMPOS DE ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

 Sabemos que a disciplina “Música” sempre foi defendida por Heitor Villa Lobos(1887-1959), o maior representante da música brasileira de todos os tempos. Ela volta agora a ser obrigatória na matriz curricular dos ensinos fundamental e médio com a aprovação da Lei nº. 11.769 – Agosto de 2011, pois até então só se encontrava como matéria optativa da modalidade chamada “Artes”. Assim o formado no curso de Música – licenciatura, na modalidade a distância, estará capacitado a atuar como professor no Ensino Fundamental e Médio e terá conteúdo consistente para aqueles que propuseram a desenvolver-se e aperfeiçoar em outras vertentes da Música como:
- a performance nos diversos gêneros da Música como a Erudita, Popular, Regional, Jazz traduzidos em bandas, orquestras, corais, grupos de câmara, etc;
- músicos e Regentes que desejam se aprimorar nas atuações em ministérios de comunidades religiosas;
- diletantes e amantes da Música que desejam ampliar suas habilidades e conhecimentos musicais;
- profissionais que usam a Música em Mídias como games, internet, estúdios de gravação, dentre outros;
- profissionais da saúde que usam a Música ou o Som como pano de fundo para seus procedimentos terapêuticos como: psicólogos, fonoaudiólogos, musicoterapeutas;

Sobre o EAD

O QUÊ É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Educação a Distância é um modo de estudar aceito pelo Ministério da Educação - MEC que não exige do aluno a presença todos os dias na escola; assim, professor e aluno estão, cada qual, em locais diferentes e podem interagir, conforme a necessidade e a atividade proposta, por meio do uso de tecnologias. Esta modalidade de ensino vem crescendo muito desde a sua implantação, e segundo dados publicados pelo MEC – Ministério ds Educação, considerando o ano de 2010 houve um crescimento de 14,4% no número de matriculados nesta modalidade, somando-se hoje aproximadamente XX alunos.

RECONHECIMENTO DO MEC

Independente da modalidade, todo curso é regulado pelo Ministério da Educação - MEC, assim tanto a autorização para o funcionamento de um curso, como seu reconhecimento devem seguir e respeitar as leis em vigor no MEC. Na condição de um dos pioneiros na educação a distância, o Claretiano também é uma das poucas instituições de ensino superior que possuem seus cursos reconhecidos. Isto lhe dá mais segurança, pois sabe que seu diploma será reconhecido no mercado, e principalmente que todo o processo de aprendizagem já foi aprovado pelo MEC.

NOSSA HISTÓRIA

O Claretiano sempre esteve á frente do seu tempo, desde a época em que oferecia cursos na modalidade de internato, na década de 50 e 60. Aproveitando as leis que incentivavam outras maneiras de se fazer faculdade no país, o Claretiano foi autorizado pelo MEC em 2004 a oferecer cursos superiores a distância em todo o estado de São Paulo, e em 2006 a oferecer em todos os estados da federação. No entanto, o período de vigência da autorização está expirado, mas o MEC expediu um novo documento, justificando e atestando a legalidade da oferta de cursos pelo Claretiano, bem como a expedição de diploma aos alunos formados. Clique e confira.

Sobre as aulas

A educação a distância não exige a presença do aluno todos os dias na escola. Essa modalidade, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), permite que o aprendizado seja realizado com interações entre tutor/ professor e aluno.

No modelo de educação a distância do Claretiano o aluno tem apenas um encontro presencial por mês, aos sábados, permitindo que ele faça seu próprio horário de estudos.

Entre os encontros presenciais, o aprendizado acontecerá pela internet, através da Sala de Aula Virtual (SAV), onde o aluno estabelece as interações com os professores, com os tutores e com outros alunos, esclarece suas dúvidas, participa de discussões e entrega suas atividades. A SAV pode ser acessada do trabalho, de casa ou de qualquer lugar, atendendo às suas necessidades, de acordo com o seu tempo.

O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

É na Sala de Aula Virtual, um ambiente moderno e completo, que o material didático é disponibilizado, além do conteúdo da própria disciplina, o aluno tem acesso a vídeos, podcast e outras referências para melhorar seu aprendizado, além de diversas ferramentas como fórum, portfólio, lista, mural, biblioteca digital, entre outras.

Para o desenvolvimento das atividades e esclarecimentos de dúvidas, o aluno conta com uma equipe preparada para atendê-lo a qualquer momento, permanente suporte e acompanhamento de coordenadores pedagógicos, professores e tutores, seja pela Sala de Aula Virtual, no polo, ou por telefone. Além disso, no polo há um tutor presencial para o acompanhamento pedagógico.

Para saber mais sobre a Sala de Aula Virtual, clique aqui.

Matriz Curricular

Disciplina Carga horária (horas)

ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA 60.0

ARTE EDUCACAO MUSICAL E CULTURA DIGITAL 60.0

CANTO CORAL E TECNICA VOCAL 90.0

COMUNICACAO E LINGUAGEM 90.0

DIDATICA E FUNDAMENTOS E METODOS DO ENSINO DE MUSICA 90.0

ESTAGIO SUPERVISIONADO 400.0

ESTETICA 90.0

FUNDAMENTOS DA EDUCACAO 90.0

FUNDAMENTOS DA EDUCACAO INCLUSIVA 60.0

HIST. E CRITICA MUSICAL: MUSICA CONTEMP. E MUSICA BRAS. ERUDITA E POPULAR 90.0

HISTORIA E CRITICA MUSICAL: DA ANTIGUIDADE AO BARROCO 90.0

HISTORIA E CRITICA MUSICAL: DO CLASSICISMO AO MODERNISMO 90.0

INST. MUSICALIZADOR - PERCUS. (CANTOS, CANTIGAS, BRINC. DE RODA, RITMOS FLOCLORICOS E AFROS) 90.0

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS 60.0

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA 60.0

OPTATIVA DE FORMACAO I (LICENCIATURA EM MUSICA) 60.0

OPTATIVA DE FORMACAO II (LICENCIATURA EM MUSICA) 90.0

OPTATIVA DE FORMACAO III (LICENCIATURA EM MUSICA) 60.0

PERC. E ESTRUT. MUSICAL IV - HARM. TRADIC. E FUNC. (ANAL. MUSICAL ERUDITA E POPULAR) 90.0

PERCEPCAO E ESTRUTURACAO MUSICAL I - LINGUAGEM MUSICAL 60.0

PERCEPCAO E ESTRUTURACAO MUSICAL II - MELODICA E RITMICA 60.0

PERCEPCAO E ESTRUTURACAO MUSICAL III - CONTRAPONTO MODAL 60.0

PERCEPCAO E ESTRUTURACAO MUSICAL V - REGENCIA E CANTO CORAL 90.0

POLITICAS DA EDUCACAO BASICA 60.0

PSICOLOGIA DA EDUCACAO 60.0

Ir para a versão clássica do site

Copyright © 2012 - Centro Universitário Claretiano
Todos os Direitos Reservados