Voltar

Sociologia e Ensino de Sociologia

Home
investimento do curso

Inscrição:R$ 230, 00
Mensalidade: 10 x R$ 264,00 (valor para 2014)


carga horária

360h: 342h a distância e 18h presenciais.


duração do curso

10 meses


período

4 encontros presenciais, realizados aos sábados.


Coordenador do curso

Profª. Ms. Flávia do Carmo Ferreira

Atendimento

3ª feira das 16h às 18h.

vídeo do coordenador

clique aqui para assistir

APRESENTAÇÃO

Situação Legal: Portaria n° 3635/2004 - 557/06 e Resolução n° 01 de 08/06/2007.

O curso tem por objetivo o aprofundamento teórico das temáticas abordadas pela ciência sociológica tendo como preocupação central suas aplicações no exercício da docência. A sociologia enquanto a “ciência da sociedade” investiga as relações sociais, as formas de associação, o estudo dos grupos sociais, os processos de conflito e cooperação, entre outros temas, que se dão no interior da sociedade moderna e contemporânea. Seu conhecimento nos permite conhecer, de uma forma ampla e crítica, a sociedade em que vivemos.

A ênfase, portanto, do curso é fornecer elementos sistematizados por meio de leituras bibliográficas aliadas a pesquisas nas novas mídias, procurando atender os interesses do profissional que pretenda ingressar no magistério do ensino superior exercendo a docência da disciplina Sociologia, além de contribuir para a formação continuada de profissionais do magistério de nível básico que já atuam na área.
           
Os conteúdos do curso procuram dar atenção tanto às especificidades do conhecimento sociológico como sua relação com o ensino, abarcando a Sociologia Clássica/ Sociologia Contemporânea/ Sociologia da Educação/ Sociologia Política/ Temas de Sociologia do Trabalho/ Temas de Sociologia Brasileira/ Sociologia da Cultura e do Conhecimento/ Metodologia do Trabalho Científica/ Docência do Ensino Superior.
 
Campo de atuação e mercado de trabalho
 
A Sociologia é um campo específico das Ciências Sociais. Sua área de atuação envolve variados setores, tanto no setor público como no privado, tais como empresas de pesquisas, planejamento de políticas setoriais, assessoria a organizações não governamentais, empresas e partidos políticos, entre outras.
 
No ramo específico do magistério, o mercado para o profissional de Sociologia tem ganho espaço relevante, sobretudo, a partir da Lei Federal no. 9394/96 que recomenda em seu conteúdo a inserção da disciplina Sociologia no nível do Ensino Médio.  Além disso, o profissional com a Pós-graduação Lato Senso pode atuar na docência do ensino superior lecionando a Sociologia em diversos cursos onde a disciplina está inserida.
 
Público-alvo
 
Graduados em Ciências Sociais e/ou demais ciências humanas tais como História, Geografia, Filosofia; docentes do ensino básico que atuam em áreas convergentes.

Matriz Curricular

Disciplina Carga horária (horas)

CONTEUDOS E METODOS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA 58.0

CULTURA E IDEOLOGIA 60.0

DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR 32.0

EDUCACAO E SOCIEDADE 50.0

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA 40.0

TEORIA POLITICA CLASSICA 60.0

TOPICOS DE SOCIOLOGIA CLASSICA E COMTEMPORANEA 60.0

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO -

Ir para a versão clássica do site

Copyright © 2012 - Centro Universitário Claretiano
Todos os Direitos Reservados