CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

ATENÇÃO: POR GENTILEZA, SOMENTE REALIZE A INSCRIÇÃO CASO DESEJE RECOLHER A TAXA ADMINISTRATIVA DE R$ 20,00 PARA OBTER O CERTIFICADO. CASO DESEJE SOMENTE ASSISTIR, COPIE O LINK DE TRANSMISSÃO INDICADO A SEGUIR.

 

 LINK DE TRANSMISSÃO:

https://www.youtube.com/watch?v=vPt33K3UyA0

 

IMPORTANTE: Qualquer interessado pode acompanhar a transmissão gratuitamente, e apenas pagar a taxa de inscrição, se desejar receber o certificado.

 

Ministrante: Profa. Dra. Renata Andrea Fernandes Fantacini.

Modalidade: Palestra.

Data: 03 de abril de 2019.

Horário: 20h às 22h (horário de Brasília/DF).

 

OBSERVAÇÃO: Após a transmissão ao vivo, a atividade continuará disponível pelo mesmo link, possibilitando o acesso ao conteúdo, o pagamento da inscrição e a emissão de certificado.

 

RESUMO: Transtono do Espectro Autista (TEA)é a nova conceituação adotada pelo Associação Americana de Psiquiatria em seu Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-V (APA, 2014), onde a classificação Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) prevista na Política Nacional de Educação Especial (BRASIL, 2008) se transforma em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), configurando o autismo e todos os que se enquadram nas características do espectro.  Sendo eles: síndrome de asperger, autismo de alto funcionamento, autismo não-verbal, autismo verbal, autismo ecolálico, etc. No Brasil, foi sancionada, a Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Consta nesta Política que a pessoa com TEA é considerada uma pessoa com deficiência (público-alvo da educação especial); para todos os efeitos legais, devendo ter todos os seus direitos assegurados; e, em casos de comprovada necessidade, o aluno com o transtorno do espectro autista incluído nas classes comuns de ensino regular, terá direito a acompanhante especializado, ou seja, uma pessoa que tenha a formação para trabalhar junto a este aluno com TEA. Portanto, é de extrema importância investir na formação inicial e continuada de profissionais da área da educação, educação especial, saúde e demais áreas interessadas, para que possam adquirir novos conhecimentos sobre o TEA e suas legislações específicas, para que possam levar ao conhecimento dos familiares das pessoas com TEA e profissionais que atuam com pessoas com TEA, para que todos os direitos previstos na mesma sejam garantidos.

PÚBLICO-ALVO: Alunos e Pesquisadores oriundos dos Cursos das áreas da Educação (licenciaturas), área da Saúde e profissionais de outras áreas do conhecimento interessados. Alunos dos cursos de pós-graduação relacionadas a Educação (Educação Especial, Psicopedagogia, TEA, Pedagogia Hospitalar, LIBRAS, etc.). Pais e demais interessados com ou sem formação de nível superior, assim como pais e sociedade em geral.

AACCs, ACs e ATPs: Certificado válido para AACCs, ACs e ATPS em todos os cursos de Graduação.

 

METODOLOGIA: Explanação ao vivo por meio de transmissão pela internet, com possibilidade de interação através de chat (bate-papo), conduzido por um Moderador.

 

CARGA HORÁRIA: Duas horas.

 

CERTIFICAÇÃO: Para os matriculados até a data da atividade o certificado será encaminhado por e-mail em até três dias úteis após a atividade. Para aqueles que participarem após a data da atividade, o certificado será enviado em até 07 dias úteis.