EDUCADOR MUSICAL: UM ESTETA EM SALA DE AULA

EDUCADOR MUSICAL: UM ESTETA EM SALA DE AULA

ATENÇÃO: POR GENTILEZA, SOMENTE REALIZE A INSCRIÇÃO CASO DESEJE RECOLHER A TAXA ADMINISTRATIVA DE R$ 20,00 PARA OBTER O CERTIFICADO. CASO DESEJE SOMENTE ASSISTIR, COPIE O LINK DE TRANSMISSÃO INDICADO A SEGUIR.

 

 LINK DE TRANSMISSÃO:


https://www.youtube.com/watch?v=RL741UZ6-9A 

 

IMPORTANTE: Qualquer interessado pode acompanhar a transmissão gratuitamente, e apenas pagar a taxa de inscrição, se desejar receber o certificado.

 

Ministrante: Profa. Ma. Sara Cecília Cesca

Modalidade: Minicurso.

Data: 18 de junho de 2019.

Horário: 20h às 22h (horário de Brasília/DF).

 

OBSERVAÇÃO: Após a transmissão ao vivo, a atividade continuará disponível pelo mesmo link, possibilitando o acesso ao conteúdo, o pagamento da inscrição e a emissão de certificado.

 

RESUMO: A presente palestra apresenta uma abordagem filosófica que comprende a atuação do educador musical como esteta em sala de aula. Sob a ótica do pensamento do esteta italiano Luigi Pareyson, o educador musical partilha de reflexões sobre o processo inventivo e realiativo do insigth até o estágio da recepção da obra dentro e fora da sala de aula. Uma abordagem que visa ressignaificar o papel do educador musical em sala de aula, bem como os estudos da estética como instrumento filosófico desse profissional. A apresentação pontuará cada uma das etapas do processo inventivo com ilustrações e relatos extraídos da sala de aula. Em meio às pesquisas e considerações sobre o processo inventivo que vem sendo destaque no campo da educação musical, diálogos e compartilhamentos acadêmicos sobre a conduta como um esteta em sala de aula é um tema ainda pouco explorado pelo campo da educação musical. Se valer do pensamento filosófico para compreender as etapas inventivas em diferentes contextos educativos é significativamente válido e enriquecedor do ponto de vista da pesquisa, da reflexão e da experiência docente.

 

PÚBLICO-ALVO: Alunos, Egressos e Pesquisadores oriundos dos Cursos das Áreas de Música, Artes, Educação e Filosofia, dentre outras, do Claretiano e de outras Instituições. Demais interessados da comunidade com ou sem formação de nível superior.

 

AACCs, ACs e ATPs: Certificado válido para AACCs e ACs nos cursos de Música, Artes Visuais, Pedagogia, Letras, e Filosofia.

 

METODOLOGIA: Explanação ao vivo por meio de transmissão pela internet, com possibilidade de interação através de chat (bate-papo), conduzido por um Moderador.

 

CARGA HORÁRIA: Duas horas.

 

CERTIFICAÇÃO: Para os matriculados até a data da atividade o certificado será encaminhado por e-mail em até três dias úteis após a atividade. Para aqueles que participarem após a data da atividade, o certificado será enviado em até 07 dias úteis.