ENCIC

XI ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica

Prezados/@s,

A perspectiva de geração de conhecimento no contexto do Claretiano – Centro Universitário vem crescendo, significativamente, nos últimos anos. Com a expansão da educação claretiana no Brasil e no exterior, a instituição vem ampliando as fronteiras da difusão da ciência e da cultura, estendendo seu alcance em escala planetária. Exceto nos contextos em que a internet ainda não é uma realidade acessível à sociedade, o Ensino Superior e a informação especializada perpassam lares e pessoas dos mais diversos níveis e identidades culturais. Nesse espírito, o Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica (ENCIC), que em 2018 chega à sua décima primeira edição, reafirma os princípios e a missão institucionais, que, dentre outras coisas, consistem em formar para “a investigação da verdade”; não de maneira redutora, mas agregando o olhar humanista que nos desafia ao “compromisso com a ética” e com a “formação integral” do homem.

A edição deste ano, em coerência com a preocupação histórica institucional com a comunidade humana, irá ainda mais longe do que as edições anteriores, ao democratizar profundamente o acesso gratuito às palestras magnas a qualquer interessado, de qualquer local do mundo.

A exemplo das edições anteriores, a participação no ENCIC será gratuita àqueles que não desejarem obter certificado, ou paga por meio de um valor simbólico de R$ 20,00, para aqueles que desejarem obtê-lo. Toda a renda será revertida ao Projeto Claretiano Solidário de Moçambique, que atualmente atende milhares de pessoas nos âmbitos da Saúde e da Educação.

O evento será realizado nos dias 11 e 18 de agosto, ofertando as seguintes atividades:

  • Palestras Magnas: eventos transmitidos de modo simultâneo pelo YouTube.
  • Trabalhos Científicos: apresentações de trabalhos científicos nas modalidades “Comunicação Oral”, “Comunicação Oral a Distância (Assíncrona)” e “Pôster”.

OBS. A opção “Comunicação Oral a Distância (Assíncrona)” será disponibilizada apenas para alunos de presencialidade online e alunos de polos em que não haverá programação.

  • Oficinas: oficinas sobre temas livres realizadas presencialmente, sem transmissão.

INSCRIÇÕES: as inscrições para as atividades e apresentação de trabalhos serão realizadas pelo site do Claretiano, em data a ser informada posteriormente.

Em breve toda a programação será divulgada.

Desejamos um ótimo encontro!

Um fraterno abraço,

Prof. Me. Rafael Archanjo

Coordenador Geral de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão

Prof. Me. Evandro L. Ribeiro

Coordenador Geral de Educação a Distância