ENIC - Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogos (2017)

XVI Encontro de Iniciação Científica - Adiministração, Ciências Contábeis e Tecnólogos

XVI ENIC - APRENDENDO A CAMINHAR POR MEIO DE NOVAS PERGUNTAS

“Não podemos ter medo de não saber. O que devemos recear é o não termos inquietação para passarmos a saber” (Mia Couto)

Despertar a vocação para a pesquisa, educar para a constituição de um cidadão menos afeito ao senso comum, capaz de formular reflexões epistemológicas pertinentes ao contexto de sua área de atuação e, por extensão, aos anseios de uma sociedade que ainda engatinha quanto à resolução de um emaranhado de problemas, é o principal desafio da Iniciação Científica. Experiências ainda precoces propiciadas por encontros de iniciação científica são salutares para a identificação de potenciais talentos que possam contribuir com a esfera da investigação acadêmica. Para aqueles que não objetivam seguir carreira no nível superior, essa vivência auxiliará, no mínimo, na concepção de um olhar mais acurado frente ao exercício de ser e estar na era da informação e das descobertas.

Nessa confluência, iniciativas do Claretiano como a articulação do Encontro de Iniciação Científica (ENIC) são preponderantes. O evento chega à sua décima sexta edição, apresentando números que revelam um amadurecimento gradativo de seu formato e o fortalecimento de sua principal ação: a apresentação e socialização de reflexões  

Embora seja uma célula humilde, o evento corrobora para reafirmação do princípio da missão institucional, que, dentre outras coisas, consiste em formar para “a investigação da verdade”; não de maneira redutora, mas agregando o olhar frankliano que nos desafia ao “compromisso com a ética” e com a “formação integral” do homem. Tal perspectiva convoca-nos a repensar o fazer científico a partir de uma abertura integradora e humana, para que o produto das pesquisas colabore com pequenos avanços plurais da comunidade humana, na construção de partilhas que favoreçam harmonias e novos modos responsivos de ação no mundo.

Em nome da Direção, parabenizo alunos e educadores, que se empenham comprometem com o fortalecimento do sentido do Encontro, favorecendo ainda o alcance de números expressivos, em trabalhos de pesquisa que enriquem o debate sobre o conhecimento novo, nas mais diversas Áreas do Conhecimento.

 

Prof. Me. Rafael Archanjo

Coordenador Geral de Pesquisa e Iniciação Científica

dException Locked="false" Priority="40" Name="Grid Table Light"/> <![endif]-->