Repertório para coro infanto-juvenil: eis a questão

Repertório para coro infanto-juvenil: eis a questão

REPERTÓRIO PARA CORO INFANTO-JUVENIL: EIS A QUESTÃO
http://claretianobt.com.br/eventos-academicos/repertorio-para-coro-infanto-junevil-eis-a-questao/GMUyeUQZlwIV/2018

 

 

ATENÇÃO: POR GENTILEZA, SOMENTE REALIZE A INSCRIÇÃO CASO DESEJE RECOLHER A TAXA ADMINISTRATIVA DE R$ 20,00 PARA OBTER O CERTIFICADO. CASO DESEJE SOMENTE ASSISTIR, COPIE O LINK DE TRANSMISSÃO INDICADO A SEGUIR.

 

 

LINK DE TRANSMISSÃO:

https://www.youtube.com/watch?v=-4Fh3MlgMxw&feature=youtu.be

 

IMPORTANTE: Qualquer interessado pode acompanhar a transmissão gratuitamente, e apenas pagar a taxa de inscrição, se desejar receber o certificado.

 

Ministrantes: Profa. Ma. Mariana Galon e Profa. Ma. Juliana Damaris.

Modalidade: Palestra.

Data: 29 de outubro de 2018.

Horário: 19h30 às 21h30 (horário de Brasília/DF).

 

OBSERVAÇÃO: Após a transmissão ao vivo, a atividade continuará disponível pelo mesmo link, possibilitando o acesso ao conteúdo, o pagamento da inscrição e a emissão de certificado.

 

RESUMO: O canto coral é uma prática musical que tem em si a coletividade por condição sine qua non. Desta forma, muitas Instituições de Educação Musical, Projetos Sociais de Cultura, Escolas Regulares do Ensino Básico, Escolas Livres de Música, Conservatórios e etc. se valem desta formação para trabalhar a Educação Musical seja ela em sua fase inicial e ou intermediária. Além disso, a prática coral é também a mais democrática de todas as formações musicais, visto que, o instrumento musical é o próprio corpo. Muitos projetos de Educação Musical, acabam optando por esta formação pela “facilidade logística” da aplicação, pois não exige a priori, grandes investimentos financeiros com a aquisição de instrumentos musicais, porém, em contrapartida, há, por vezes a subestimação desta prática artística e educativa, ou ainda, uma “informalização” excessiva desta. Desta forma, muito embora nós, educadoras musicais, consideremos o “processo” muito mais válido que o “produto”, afirmamos que o produto final, ou seja, o repertório musical adotado por estes profissionais a frente destes grupos corais, é a força motriz, o elemento motivador dos coralistas, o meio por onde o regente/condutor do grupo promove a sensibilização musical, acuidade auditiva, apreciação musical, ampliação de repertório, vivência com outras línguas, fonemas e idiomas, além de ricas trocas de saberes e afeto entre os cantores. Assim, entendemos que, é muito necessário questionar a qualidade do “quê se canta” e do “como se canta” e sua adequação à faixa etária de jovens e crianças em formação com vistas a ampliação de um repertório musical para que haja a experiência de “novos sons” que façam sentido e significado para os coralistas.

 

PÚBLICO-ALVO: Professores e alunos de música, professores da educação básica, professores de arte, pedagogos, regentes corais, coralistas, músicos. Demais interessados no tema.

 

AACCs e ACs: Certificado válido para AACCs e ACs nos cursos de Licenciatura em Música, Pedagogia e Artes Visuais.

 

METODOLOGIA: Explanação ao vivo por meio de transmissão pela internet, com possibilidade de interação através de chat (bate-papo), conduzido por um Moderador.

 

CARGA HORÁRIA: Duas horas.

 

CERTIFICAÇÃO: Para os matriculados até a data da atividade o certificado será encaminhado por e-mail em até três dias úteis após a atividade. Para aqueles que participarem após a data da atividade, o certificado será enviado em até 07 dias úteis.