Missionários Claretianos

A Congregação dos Missionários Claretianos tem como fundador Santo Antônio Maria Claret, nascido em 23.12.1807 (Sallent, Catalunha, Espanha).

Claret, filho de uma família católica, foi formado nos ensinamentos cristãos e, desde criança, desejava ser missionário para anunciar o Evangelho e a salvação a toda a humanidade. Insistiu muito nisso, por isso sua mãe permitiu que estudasse latim com um velho sacerdote. Quando este morreu, seu pai decidiu colocá-lo no trabalho de sua fábrica de tecidos, iniciando-o na carreira industrial, na qual fez muito sucesso. Aos 17 anos, foi encarregado de supervisionar os teares. Seu pai, percebendo sua grande capacidade, enviou-o a Barcelona a fim de estudar. Lá passou a trabalhar também com muito êxito. Entretanto, nada o satisfez. Para tristeza paterna, decidiu ser padre. Foi ordenado sacerdote no ano de 1835 e trabalhou como pároco em Sallent, sua terra natal. Porém, queria ser missionário, por isso se ofereceu para trabalhar nas missões estrangeiras. Assim, decidiu ir para Roma a fim de trabalhar na Congregação da Evangelização dos Povos e entrou na Ordem Jesuíta para chegar mais rapidamente às missões. Por motivo de saúde, no ano de 1840 retornou à Espanha a serviço do bispo de Vic, sendo encarregado de pregar missões em todas as paróquias da diocese.

Exerceu várias atividades como sacerdote consagrado totalmente ao serviço de Deus: missionário apostólico e pregador itinerante em várias regiões, pároco, diretor de escola e promotor da educação, escritor da boa imprensa (falada e escrita), diretor espiritual, fundador de congregação e de movimentos, arcebispo de Santiago de Cuba de 1850 a 1857, confessor da rainha da Espanha, participante do Concílio Ecumênico do Vaticano I, em 1870, etc.Homem de oração e ação e de grande mística, levou uma vida sóbria e austera, totalmente voltada ao serviço da Igreja e, por onde passava, arrastava multidões.Claret foi um homem que trabalhou em várias frentes, sempre sensível ao mais urgente. Pensava sempre em como preparar as pessoas para a missão e em como articular iniciativas de formação. Escreveu 15 livros, 81 opúsculos e traduziu outras 27 obras; criou escolas técnicas e agrárias em Cuba; foi diretor do El Escorial, escola real espanhola de 1859 a 1868; incentivou a Congregação de Missionários para que trabalhasse com a educação e a assumisse como um importante e eficaz meio de evangelização.

Em 16.7.1849, na cidade espanhola de Vic, na Catalunha, fundou, com mais cinco amigos sacerdotes, a congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, cujos membros são conhecidos como Missionários Claretianos.Inicialmente a Congregação se dedicou exclusivamente ao serviço missionário e posteriormente foi assumindo outras atividades apostólicas: paróquias, educação (colégios, faculdades, escolas eclesiásticas, formação de leigos, agentes de pastoral e voluntários), missões, meios de comunicação social, obras sociais e promocionais, etc. Santo Antônio Maria Claret veio falecer em 24 de outubro de 1870, dia em que é celebrada sua festa em todas as frentes apostólicas claretianas espalhadas pelo mundo. Sua santidade foi reconhecida pela Igreja Católica, sendo beatificado no ano de 1937 e canonizado no dia sete de maio de 1950.Atualmente a Congregação Claretiana conta com mais de 3100 missionários, presentes em todos os continentes e em 63 países.

No Brasil, ela chegou no ano de 1895, conta atualmente com uns 150 missionários e está presente em vários Estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Rondônia.Seguindo o estilo de Claret, que foi um "educador", a Congregação Claretiana assumiu a Educação como um meio de evangelizar e promover a vida. Na área educacional, trabalha em várias atividades: educação infantil, fundamental, médio e superior. Em vários países trabalha na formação do clero, de religiosos e religiosas e de agentes de pastoral leigos.Nos cinco continentes, trabalha com 90 centros educacionais e com mais de 77 mil alunos e conta com a colaboração de mais de 3.650 docentes, além de um grande número de funcionários administrativos que colaboram nessa missão partilhada.

Veja mais em: http://www.claretianos.com.br

 

FAZEMOS PARTE DO CLARETIANO - REDE DE EDUCAÇÃO
O Claretiano - Centro Universitário está localizado na Rua Dom Bosco, 466
CEP: 14300-000 Batatais - SP
Fone: (16) 3660-1777
Copyright 2015 - Claretiano - Centro Universitário Batatais/SP