Projeto Educativo

No ano de 2011, aconteceu o XV Encontro da CECLAB (Comissão de Educadores Claretianos do Brasil), realizado na cidade de Batatais, com participação das equipes de todas as unidades de educação da Província Claretiana do Brasil. Tal encontro proporcionou momentos importantes de socialização das experiências realizadas pelos educadores claretianos da Educação Básica e da Educação Superior, bem como a reflexão sobre os fundamentos antropológicos, filosóficos e teológicos que norteiam o trabalho educativo.

Da partilha e troca de experiência da CECLAB, identificou-se a necessidade de sistematizar e propor um Projeto Educativo único que norteasse o trabalho dos educadores claretianos. Constituiu-se, então, um grupo de estudo composto por dois representantes da Educação Básica, dois representantes da Educação Superior e um representante da Educação Superior a Distância, que proporiam um alinhamento da missão e dos projetos educativos das Instituições da Educação Básica e da Superior. Nesse sentido, o trabalho do grupo de estudo partiu de uma análise cuidadosa que considerou a situação de trabalho nos centros educativos, as iluminações acerca da realidade social, política, econômica e cultural do país, os documentos institucionais e os Projetos Educativos de cada unidade, assim como as implicações do Carisma Claretiano na educação.

Dessa reflexão convergiu um Projeto Educativo revisado e único que contempla todas as reflexões vividas e que lança marcos claros e questões fundamentais para a compreensão do modo de educar segundo o espírito claretiano. Tal Projeto foi submetido à apreciação no Segundo Capítulo da Província do Brasil, a fim de que os capitulares conhecessem e confirmassem as proposições. Santo Antonio Maria Claret fundou sua Congregação de missionários, cujo carisma é o serviço e o anúncio da Palavra por todos os meios possíveis. Foi inspirado e animado por esse carisma que Pe. Claret, já idoso, percebeu como a escola seria um espaço oportuno e extraordinário para o anúncio da Palavra e do Reino de Deus para a renovação da vida cristã das famílias e da sociedade.

Claret estava integrado em seu tempo e respondia aos seus apelos com os meios que seu zelo apostólico inspirava. O carisma, porém, não é algo estático, imutável, mas dinâmico; é algo que se atualiza na história e segue sempre atento e em sintonia com os sinais dos tempos, com a mudança de época, com as novas tecnologias, com os processos pedagógicos e com as necessidades do Povo de Deus.Assim, o educador claretiano não restringe o anúncio da Palavra à pregação ou à catequese. Anunciar a Palavra é revelar, des-velar a presença do Senhor na história, anunciar o amanhecer da esperança para a sociedade e seus problemas, é responder aos apelos de crescimento, de maturidade e de formação da criança, do jovem e do adulto que caminha continuamente para uma vida em plenitude.

A Palavra que promove a vida é o diferencial da Educação Claretiana e o fundamento de sua ação de humanização e de salvação que se configura como Pedagogia da Palavra. Os educadores, no exercício pedagógico, vivem o desafio salutar de articular o desempenho didático de qualidade, a educação profissional e a integração social do aluno, o desenvolvimento integral das potencialidades humanas, o cumprimento do chamado de Deus e a colaboração com o projeto de salvação do Criador.A Congregação Claretiana compartilha com os educadores a missão e os educadores sentem-se missionários em relação à pessoa a ser educada, para ajudá-la a atingir a sua plenitude humana, por meio de todos os recursos pedagógicos dos centros educativos vinculados à Congregação. Neste contexto, a metodologia pedagógica adotada torna-se apenas um caminho, um meio, cujo valor depende da clareza dos fins humanistas e cristãos que são visados. Santo Irineu escreveu que a Glória de Deus é que a pessoa atinja a plenitude da vida, como Jesus revelou em si a plenitude humana (Gaudium et Spes n. 22). Esse também é objetivo do educador claretiano.

A Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II Gaudium et Spes (n. 35), ao mencionar a autonomia das realidades terrestres, aponta que a norma da atividade humana é realizar o bem da humanidade e permitir ao ser humano a educação e a realização de sua vocação integral, de acordo com o plano de Deus. O Verbo Divino, na encarnação, ao assumir em Jesus a natureza humana, explicitou a sacralidade de cada pessoa e tudo o que diz respeito ao ser humano, reintegrando-o à promessa de felicidade oferecida pelo Criador. Pela encarnação do Verbo Divino, toda a humanidade é santificada. Ao assumir a humanidade, Cristo convida-nos a participar de sua divindade. Tal mistério deve ser compreendido na ação do educador claretiano que vive a tensão de atuar em meio à sociedade, promovendo a vida plena, a educação integral para a pessoa, a justiça, o amor e a paz, segundo a missão salvadora de Cristo.Com a finalidade de propor uma forma de alinhamento ou consolidação dos documentos referentes à educação claretiana no Brasil e assumir as reflexões desenvolvidas nos encontros da Comissão de Educadores Claretianos, o grupo apresenta um projeto de atualização do Carisma Claretiano atuante na educação, a fim de:

a) contextualizar e adaptar a atividade educativa aos tempos atuais;
b) retomar os fundamentos da Educação Claretiana, detendo-se em uma reflexão antropológica, de caráter teológico e filosófico, como iluminação da ação educativa;
c) enfatizar os pressupostos da dimensão antropológica e seus desdobramentos em princípios educativos e valores; e
d) definir com clareza a Identidade Claretiana, realçando a dimensão de missionários da Palavra e o sentido de participação da missão salvadora de Cristo.

Comum e articulada a todos, a missão claretiana irradia vida e alma à educação, tornando-se atual, competente e capaz de responder aos anseios de

vida plena, conforme o projeto de Deus anunciado por Jesus Cristo (Jo. 10,10).

A Comissão: 

Pe. Sergio Ibanor Piva
Artieres Estevão Romeiro
Manoel Valmir Fernandes
Martha Mansur Maluf Tomazella
Pricila Bertanha
Sávio Carlos Desan Scopinho

 

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